Atividade Emoções- Estágios I e II

COMO FALAR DE SENTIMENTOS COM AS CRIANÇAS

                                                                          Professora Adriana


Muitas vezes escuto as frases: Não sei mais o que fazer com meu filho? Não sei por que faz isso? Você já perguntou isso para ele nos seus picos de raiva, e tristeza? Vamos falar sobre como podemos ajudar na evolução da consciência sentimental dos nossos pequenos. É muito importante que a família tenha o cuidado de perceber picos de raiva, tristeza, ou sentimentos que possam ser ruins e conversem de forma aberta sobre as possíveis razões destas ocorrências.

Ensinar uma criança a lidar com seus rompantes de raiva pode ser um dos maiores desafios para a família. Afinal, como manter a calma e mostrar ao pequeno que ele não deve sufocar o sentimento, mas acolhê-lo e encará-lo de frente, sem prejudicar os outros?

Para falar de sentimentos com as crianças, é importante ter em mente que as emoções foram feitas para serem sentidas, não reprimidas. A alfabetização emocional gera inteligência emocional. Crianças com maior desenvoltura diante de desafios foram estimuladas por seus responsáveis para isso. Ensinar seus filhos a compreender seus próprios sentimentos cria uma atmosfera de bem-estar em todo o ambiente familiar. Lembre-se sempre de que crianças que sabem entender seus sentimentos conseguirão resolver conflitos futuros de forma mais pacífica. Adiante, listamos algumas dicas para você começar a educar emocionalmente as crianças:

 

·         Conte histórias da sua infância e os sentimentos que você tinha com elas

·         Ensine aos pequenos os nomes das emoções e o que elas significam

·         Ajude-os a entender quais são suas preferências, seus desejos e suas necessidades

·         Mostre que errar é normal e que está tudo bem se algo não der certo

·         Crie oportunidades para conversar sobre sentimentos: fale para seus filhos e os ouça

·         Elogie seus filhos quando eles reconhecerem sentimentos de forma positiva

·         Foque em conter a ação negativa, não a própria criança. Reprimir não é legal

·         Evite dizer “não precisa chorar", mas questione o motivo de a criança estar chorando

·         Na hora da birra, não castigue, mas mostre que entende a frustração do pequeno



 O planejamento escolar é baseado na BNCC : BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR , e  inclui nas atividade o campo de experiência O EU, O OUTRO E O NÓS.

Uma boa oportunidade de falar sobre sentimentos de forma lúdica e bem apropriada para as crianças é o LIVRO DOS SENTIMENTOS. Esta história estará disponível em breve no Blog.

Converse com eles sobre cada sentimento, pergunte se já sentiu e qual situação aconteceu. Pergunte o que fez e como fez para solucionar. A família pode contar suas experiências tendo o cuidado e a sutileza de não citar nomes como referência.

Realize a atividade registrando através de desenhos ou filmagens. Caso a família autorize vamos compartilhar no blog.

Abraços fraternos e com saudades,

Fontes: PsiMama

             BNCC

             Nova escola

Equipe Svaa Evans, Ver.


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