Atividade Emoções- Estágios I e II
COMO FALAR DE SENTIMENTOS COM AS CRIANÇAS
Professora Adriana
Muitas vezes escuto as frases: Não sei mais o
que fazer com meu filho? Não sei por que faz isso? Você já perguntou isso para
ele nos seus picos de raiva, e tristeza? Vamos falar sobre como podemos ajudar
na evolução da consciência sentimental dos nossos pequenos. É muito importante
que a família tenha o cuidado de perceber picos de raiva, tristeza, ou
sentimentos que possam ser ruins e conversem de forma aberta sobre as possíveis
razões destas ocorrências.
Ensinar uma criança a lidar com seus rompantes
de raiva pode ser um dos maiores desafios para a família. Afinal, como manter a
calma e mostrar ao pequeno que ele não deve sufocar o sentimento, mas acolhê-lo
e encará-lo de frente, sem prejudicar os outros?
Para falar de sentimentos com as crianças, é
importante ter em mente que as emoções foram feitas para serem sentidas, não
reprimidas. A alfabetização emocional gera inteligência emocional. Crianças com
maior desenvoltura diante de desafios foram estimuladas por seus responsáveis
para isso. Ensinar seus filhos a compreender seus
próprios sentimentos cria uma atmosfera de bem-estar em todo o ambiente
familiar. Lembre-se
sempre de que crianças que sabem entender seus sentimentos conseguirão resolver
conflitos futuros de forma mais pacífica. Adiante, listamos algumas dicas para
você começar a educar emocionalmente as crianças:
·
Conte
histórias da sua infância e os sentimentos que você tinha com elas
·
Ensine
aos pequenos os nomes das emoções e o que elas significam
·
Ajude-os
a entender quais são suas preferências, seus desejos e suas necessidades
·
Mostre
que errar é normal e que está tudo bem se algo não der certo
·
Crie
oportunidades para conversar sobre sentimentos: fale para seus filhos e os ouça
·
Elogie
seus filhos quando eles reconhecerem sentimentos de forma positiva
·
Foque em
conter a ação negativa, não a própria criança. Reprimir não é legal
·
Evite
dizer “não precisa chorar", mas questione o motivo de a criança estar
chorando
·
Na hora
da birra, não castigue, mas mostre que entende a frustração do pequeno
O planejamento escolar é baseado na BNCC : BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR , e inclui nas atividade o campo de experiência O EU, O OUTRO E O NÓS.
Uma boa oportunidade de falar sobre sentimentos de forma lúdica e bem apropriada para as crianças é o LIVRO DOS SENTIMENTOS. Esta história estará disponível em breve no Blog.
Converse com eles sobre
cada sentimento, pergunte se já sentiu e qual situação aconteceu. Pergunte o
que fez e como fez para solucionar. A família pode contar suas experiências
tendo o cuidado e a sutileza de não citar nomes como referência.
Realize a atividade
registrando através de desenhos ou filmagens. Caso a família autorize vamos
compartilhar no blog.
Abraços fraternos e com saudades,
Fontes: PsiMama
BNCC
Nova escola
Equipe Svaa Evans, Ver.
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