Atividade de Poesia - Profª Cidinha


Os benefícios da poesia para a criança pequena

Por Profª Cidinha

A poesia é uma  forma  lúdica  de  ampliar  o repertório verbal da criança, pois enquanto  brinca com as palavras, estimula o raciocínio lógico, a  leitura, interpretação, criação, reflexão e desperta  suas emoções
Ao   brincar  com as palavras,  a criança   percebe  as diferenças entre ritmos e sonoridades, como cantar e recitar, falar e recitar, além de  favorecer  também  a memorização e enriquecer o seu  repertório cultural. Por isso é importante introduzi-la, a partir de  textos  conhecidos da criança (histórias,  leitura diversas, brincadeiras cantadas, como músicas e cantigas de roda) ou faladas (trava-línguas  e parlendas) e  pouco a pouco,  em  pequenos textos literários ou articulados a pequenas  tarefas de leitura e escrita, com o manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto.  
A criança  surge com seu   protagonismo,  se apoia em enredos conhecidos, cria  diálogos e até muda a voz para representar  um personagem.  E quanto aos menores, que ainda têm dificuldade para se expressar, também aproveitam muitas oportunidades de troca, até porque os textos sempre representam situações prazerosas  de interação.



Então, vamos mergulhar no mundo da poesia ? Pais ou responsáveis, compartilhem poemas de sua  infância com seus filhos , organizem  um sarau de poesia em família e grave  seu/sua filho(a) declamando  pequenos versos  e envie  para nossa escola. Ficaremos felizes em apreciá-los.






Equipe Svaa Evans, Ver.











Comentários

  1. Nós faremos as borboletas aqui em casa Professora Cidinha, beijos Gabriel Simil.

    ResponderExcluir
  2. Nós faremos as borboletas aqui em casa Professora Cidinha, beijos Gabriel Simil.

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza que vai ser com muito capricho. Beijos lindo! Saudades

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos Brincar de Mercadinho - Por Professora Adriana

Brincadeira com Bola no Lençol - Professora Andréa

Brincadeira do Telefone sem Fio - Por Professora Adriana