Brincar é Coisa Séria - Profª Adriana


BRINCAR É COISA SÉRIA,
 PLANEJAR TAMBÉM!!!!

Ao planejar as atividades nos baseamos na organização curricular da Educação Infantil na BNCC, que está estruturada  em cinco campos de experiências, nos quais  são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Tudo isso para garantir o direito de cada criança tem de conviver, explorar, participar, expressar, conhecer-se e brincar. E isso se dá através das interações e brincadeiras.



Tudo que sua família mandar (inspirada em Tudo que Seu Mestre Mandar)

Algumas sugestões: vamos solicitar em forma de adivinha
1.    Qual o objeto que usamos para escovar os dentes?;
2.    Onde   a mamãe escreve recado para a professora?;
3.    O que você usar para beber água?;
4.    O que você usa para mudar o canal?;
5.    Onde você coloca a cabeça na hora de dormir?

Regrinhas: dê dicas para seu filho conseguir, pode dizer que o objeto é grande, pequeno, está perto ou longe dele. O importante é ele cumprir a tarefa.
Ao terminar: Solicite a criança contar e nomear cada objeto
Hora de guardar... até 10 vamos guardar cada coisa em seu lugar..( conte devagar para ter tempo suficiente para a tarefinha)


Ufa... cansei...

Vamos voltar a calma, respirando junto com o peixinho:




E por falar em peixe, olha essa história: O PEIXE PEIXOTO






Agora é hora de recontar a história para sua família. Faço um desenho bem bonito da história que você acabou de ouvir. Você pode fazer um  vídeo da sua contação de história.


QUE TAL UMA DOBRADURA?




Para as crianças, o origami se transforma em um instrumento especialmente poderoso, pois com ele a criança aprende:
·         Desenvolvimento óculo manual e desenvolvimento da coordenação motor fina;
·         Estímulo da concentração;
·         Ativação da memória;
·         Desenvolver a paciência;
·         Satisfação pessoal e emocional;
·         Incentivo a imaginação;
·         Incentivo a produzir algo de   sua autoria;
·         Aprendizagem de conceitos espaciais, geométricos e matemáticos;
·         Promove a diminuição da frequência cardíaca e o desestresse, levando ao relaxamento.






Vamos lá!!!





Você vai usar papel, pode ser qualquer papel, uma tesoura.
Peça para a família recortar o quadrado.

DICA: dobradura requer paciência , então vamos respeitar os tempos de vida das crianças, eles conseguem do jeito deles, no tempo deles.



OLHA ESSE MOBILE FEITO COM DOBRADURAS DE PEIXINHOS...




(o que esperamos  que a  criança aprenda com a atividade de hoje ) de acordo com o BNCC
·         Agir de maneira independente e com confiança em suas capacidades;
·         Autonomia e segurança para buscar objetos, pessoas , se deslocar e brincar;
·         Expressão oral e diálogo;
·         Narração de acontecimentos , criação de enredos, recontos;
·         Compreensão da fala do adulto e diferenciação da intenção do discurso;
·         Elaboração de hipóteses e explicações;
·         Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras ;
·         Criar movimentos, gestos nas brincadeiras;
·         Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades;
·         Recontar histórias ouvidas ;
·         Produzir suas próprias histórias orais e escritas;
·         Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas;
·         Expressar livremente por meio de desenho, pintura, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais;





Ahhh estou curiosa para ver.

Faça sua leitura, seu desenho, sua dobradura, registre esse momento com fotos e vídeos. Envie para o whatsap da escola e se a família permitir a divulgação , ficarei muito feliz em compartilhar.

Abraços fraternos
Professora Adriana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos Brincar de Mercadinho - Por Professora Adriana

Brincadeira com Bola no Lençol - Professora Andréa

Brincadeira do Telefone sem Fio - Por Professora Adriana