Brincar é Coisa Séria - Profª Adriana
BRINCAR
É COISA SÉRIA,
PLANEJAR TAMBÉM!!!!
Ao planejar as atividades nos
baseamos na organização curricular da Educação Infantil na BNCC, que está
estruturada em cinco campos de experiências,
nos quais são definidos os objetivos de
aprendizagem e desenvolvimento. Tudo isso para garantir o direito de cada
criança tem de conviver, explorar, participar, expressar, conhecer-se e
brincar. E isso se dá através das interações e brincadeiras.
Tudo que sua família mandar (inspirada em Tudo
que Seu Mestre Mandar)
Algumas sugestões: vamos
solicitar em forma de adivinha
1.
Qual o objeto que usamos para escovar os dentes?;
2.
Onde a
mamãe escreve recado para a professora?;
3.
O que você usar para beber água?;
4.
O que você usa para mudar o canal?;
5. Onde
você coloca a cabeça na hora de dormir?
Regrinhas: dê dicas para seu filho conseguir, pode dizer que o objeto é grande, pequeno, está perto ou longe dele. O importante é ele cumprir a tarefa.
Ao
terminar: Solicite a criança contar e nomear cada objeto
Hora de guardar... até 10
vamos guardar cada coisa em seu lugar..( conte devagar para ter tempo
suficiente para a tarefinha)
E por falar em peixe, olha essa história: O PEIXE PEIXOTO
Ufa...
cansei...
Vamos
voltar a calma, respirando junto com o peixinho:
Agora é hora de recontar a história para sua família. Faço um
desenho bem bonito da história que você acabou de ouvir. Você pode fazer um vídeo da sua contação de história.
QUE TAL UMA DOBRADURA?
Para as crianças, o origami se
transforma em um instrumento especialmente poderoso, pois com ele a criança
aprende:
·
Desenvolvimento óculo manual e desenvolvimento
da coordenação motor fina;
·
Estímulo da concentração;
·
Ativação
da memória;
·
Desenvolver
a paciência;
·
Satisfação
pessoal e emocional;
·
Incentivo a imaginação;
·
Incentivo a produzir algo de sua
autoria;
·
Aprendizagem de conceitos espaciais,
geométricos e matemáticos;
·
Promove a
diminuição da frequência cardíaca e o desestresse, levando ao relaxamento.
Vamos lá!!!
Você
vai usar papel, pode ser qualquer papel, uma tesoura.
Peça
para a família recortar o quadrado.
DICA: dobradura requer paciência , então
vamos respeitar os tempos de vida das crianças, eles conseguem do jeito deles,
no tempo deles.
·
Agir
de maneira independente e com confiança em suas capacidades;
·
Autonomia
e segurança para buscar objetos, pessoas , se deslocar e brincar;
·
Expressão
oral e diálogo;
·
Narração
de acontecimentos , criação de enredos, recontos;
·
Compreensão
da fala do adulto e diferenciação da intenção do discurso;
·
Elaboração
de hipóteses e explicações;
·
Demonstrar
controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras ;
·
Criar
movimentos, gestos nas brincadeiras;
·
Estabelecer
relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades;
·
Recontar
histórias ouvidas ;
·
Produzir
suas próprias histórias orais e escritas;
·
Coordenar
suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e
necessidades em situações diversas;
·
Expressar
livremente por meio de desenho, pintura, dobradura e escultura, criando
produções bidimensionais e tridimensionais;
Ahhh
estou curiosa para ver.
Faça sua leitura, seu
desenho, sua dobradura, registre esse momento com fotos e vídeos. Envie para o
whatsap da escola e se a família permitir a divulgação , ficarei muito feliz em
compartilhar.
Abraços fraternos
Professora Adriana
Comentários
Postar um comentário