Brinquedos não estruturados e sua importância no desenvolvimento da criança
Aluna Lívia (Berçário II Tarde) e sua irmã Júlia brincando com tampinhas (exemplo de brinquedo não estruturado) |
Por Professora Cidinha
Brinquedos não estruturados (materiais de largo alcance) são criações com materiais simples que permitem à criança transformar objetos, que oportunizam uma rica experiência nas brincadeiras: uma forma de criar e brincar com um recurso chamado IMAGINAÇÃO. Estes materiais são fáceis, flexíveis e possíveis de serem encontrados no ambiente doméstico. Alguns exemplos: caixas de ovos, potes, colheres, latas vazias, rolos de papel, botões, retalhos, tampas, folhas de árvores e galhos secos, pedaços de madeiras, caixas de papelão e o que a imaginação contribuir.
Brinquedos não estruturados estimulam muito mais a inteligência da criança, porque além de desafiar a sua imaginação, ao desenvolver estes brinquedos, algumas funções cognitivas são estimuladas, como a organização, o planejamento, a criatividade, a memória e a atenção; usam o pensamento lógico e matemático, principalmente quando estão estruturando, manipulando , agrupando, selecionando, ou encaixando estes materiais. Também auxilia na coordenação motora e na socialização, quando a experiência é desenvolvida em grupo. Como visto, muitos saberes são construídos ao utilizarmos de um recurso tão simples. E o melhor de tudo isso é que não existe o momento e nem a idade certa para participar e criar. O momento é agora e a idade todos temos. Por isso , “bora” produzir os brinquedos juntinho da família e fazer do brincar um meio de se divertir, criar, aprender e evoluir!
Agradecemos à família da aluna Lívia Zoais por autorizar o uso da imagem
Vídeo elaborado por professora Cidinha e contém imagens de acervo da EPG Svaa Evans
As professoras estão de Parabéns pelo o trabalho..
ResponderExcluirMeu filhinho Daniel está com muitas saudades da escola.
parabéns escola Svaa Evans pelo excelente trabalho obrigada.
Agradecemos o apoio e consideração ! Abraços
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